MARIA BERNADETE NEVES PEDROSA

Morreu aos 82 anos, na madrugada de quinta-feira (7.11.13), Maria Bernadete Neves Pedrosa, primeira mulher a ser admitida professora de Direito no Recife.
A docente faleceu na casa dela,
no bairro do Espinheiro, Zona Norte da capital. A declaração de óbito apontou
as causas como infarto do miocárdio e trombose.
O corpo foi velado no hall principal da Faculdade de Direito do Recife,
no Centro da cidade e o enterro às 18 horas no cemitério Morada da Paz, em
Paulista, no mesmo dia sete de
novembro de 2013.
Bernadete Pedrosa nasceu na cidade de Monteiro, Paraíba. Ela foi do Departamento de Direito Público Geral e Processual da Faculdade de Direito do Recife, ligada à Universidade Federal de Pernambuco. Admitida em 1965, lecionou por vários anos Teoria Geral do Estado com os notáveis professores: Lourival Faustino Vilanova e Nelson Saldanha. Posteriormente na ESMAPE lecionou na pós graduação.
Aposentou-se em 1998. Em novembro de 2006, recebeu o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.
A insigne professora Maria Bernadete Neves Pedrosa, além de outros títulos recebidos e de instituições das quais participou, como professora, filósofa e advogada de ofício (denominação anterior de defensora pública), fazia parte da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas - A.P.L.J., onde ocupava a cadeira número 29, cujo patrono é o jurista Virgínio Marques Carneiro Leão e onde foi Diretora Cultural participativa e atuante nas gestões recuperadoras da A..P.L.J., efetuadas pelo Professor Dr. Luiz Pinto Ferreira.
À querida professora nossa modesta homenagem e reconhecimento de seu saber, coragem e valor.
Por oportuno comunicamos que a missa de 7° dia do seu falecimento realizar-se-á no dia 14 de Novembro, (quinta
feira) às 19:00 horas na Igreja Matriz de Casa Forte.
Convidamos, portanto, os coirmãos da A.P.L.J. demais amigos, ex alunos e parentes a participarem desse ato de fé, em memória da
pranteada mestra Bernadete Pedrosa.
Luiz Andrade Oliveira
Presidente da
A.P.L.J.